Publicações

3 Lições de Neuropsicologia do filme "Rain Man"

3 lições que o filme Rain Man ensina sob o olhar da Neuropsicologia (filme sugerido pela @bethpe_ no Instagram):

1) Dentre os sinais e sintomas do autismo, o personagem Raymond apresenta características como: dificuldade em se relacionar e interagir com outras pessoas, não compreender metáforas e ironias, não fazer contato visual, não distinguir movimentos afetivos, como abraço de agressões, e entrar em conflito quando ocorre algum evento não previsto por ele.

2) Pessoas com autismo geralmente percebem mais detalhes do que o contexto, porém têm maior dificuldade de categorizar e organizar voluntariamente estas informações. Raymond compensa tais dificuldades por meio de rotinas fixas, da alimentação diária, dos horários de seus programas de tv e de seu horário de dormir.

3) Apesar de não ser regra para pessoas com este tipo de transtorno, alguns pacientes com autismo podem desenvolver talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. No caso de Rain Man, as habilidades excepcionais estão na leitura e na matemática, sendo capaz de contar cartas nos jogos de cassino, perceber a quantidade de palitos que caíram no chão e citar números telefônicos previamente lidos.

Voltar