Publicações

Leitura e Neuropsicologia: O que tem a ver?

Além de estimular a criatividade, incitar o senso crítico e provocar empatia, as funções cognitivas (como memória e atenção) também são bastante trabalhadas enquanto lemos! Ler é um excelente treino de atenção e um recurso eficaz para aprender a se concentrar! Especialmente quando você lê em ambientes mais movimentados, onde é preciso se esforçar para manter o foco sem se distrair com os estímulos externos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Da mesma forma, quem lê com frequência consegue memorizar informações com mais facilidade, porque essa função é constantemente treinada quando acompanhamos um livro. Ao longo da história, você absorve novos dados — nomes de personagens, detalhes dos ambientes etc. — e precisa resgatá-los nos capítulos seguintes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Justamente por estimular essas funções cognitivas é que a leitura também facilita a aquisição de novas linguagens, ou seja, os leitores assíduos podem demonstrar maior aptidão para aprender outros idiomas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. Inclusive, durante a quarentena, os livros podem ser excelentes ferramentas para estimular as funções cognitivas e nos fazer viajar sem sair de casa! 

Voltar