Publicações

O Desafio da Organização do Tempo

 Por Sergio Duarte Junior

A organização do tempo é, hoje, um dos maiores desafios quando se trata de administrar tarefas, compromissos, lazer e projetos. Eleger prioridades, monitorar o desempenho, lembrar daquilo que ficou para trás ou que ainda deve ser feito, bem como gerir as finanças, não dependem apenas da boa vontade. Nos domínios da Neuropsicologia a gestão do tempo é influenciada pela função executiva que, como o próprio nome sugere, é a responsável pelo planejamento, execução e monitoramento das atividades que realizamos.

Processos cognitivos, como as funções executivas, interagem com as experiências passadas, o ambiente sócio-cultural e as emoções, tanto no momento de tomar uma decisão como na organização da rotina. Está bem estabelecido o papel que as emoções desempenham na execução das atividades de vida diária. Gostar ou não daquilo que tem que ser realizado, querer ou não conversar com determinada pessoa, são exemplos de que a emoção está presente na tomada de decisão. Situações que envolvam a emoção, a volição, a monitoração acabam por influenciar o humor das pessoas. Como podemos perceber, o conjunto de fatores que estão envolvidos na organização da rotina é complexo e envolve múltiplas variáveis, as quais podem passar despercebidas e influenciar o resultado final.

A tecnologia oferece uma grande quantidade de dispositivos que auxiliam na organização da rotina e no gerenciamento do tempo. Estão listados abaixo alguns aplicativos com boa aceitação e avaliação pelo público:

-  Rescue Time: “faz o acompanhamento de suas atividades online e em aplicativos do seu celular e te ajuda a completar objetivos e registrar seu desenvolvimento — mas, mais importante, ele te informa quanto do seu tempo você gasta procrastinando. Assim você consegue fazer uma gestão de tempo mais eficiente”

- Neuronal:uma ótima técnica de produtividade é criar mapas mentais, e o Neuronal é um dos melhores apps para te ajudar nessa tarefa. Com ele, você pode organizar melhor suas ideias, tornando mais simples o processo de decisão em qualquer uma das suas atividades”

- Evernote: “é um dos melhores aplicativos para otimizar sua produtividade. Ele permite que você capture todas as suas ideias, insights e processos de diferentes maneiras, como notas, lembretes e imagens. Você pode, inclusive, gravar tudo em áudio, criar listas e compartilhar seus documentos com amigos”

Os aplicativos acima listados, e muitos outros disponíveis no mercado, são fáceis de localizar na internet através de um passeio pelo Google. Mas, muito além dos dispositivos de organização da rotina, recomenda-se ficar offline, sem agenda, nemcompromissos previamente marcados. Ter um tempo para organização os pensamentos deve fazer parte de uma rotina saudável e produtiva.

Lembrando: para alcançar boa organização e produtividade, é importante ter em mente que as tarefas sejam factíveis, caibam dentro do tempo e da realidade de vida de cada um.

Voltar