Publicações

Orquestra Cognitiva - Funções Executivas

Chegou a hora do maestro da nossa #OrquestraCognitiva!

As funções executivas são responsáveis por uma série de comportamentos e processos cognitivos. Elas nos ajudam a organizar os estímulos e informações que entram na nossa cognição, decidindo o que é prioritário, auxiliando na escolha da melhor estratégia para resolver um problema e na tomada de decisões, a partir em uma situação específica.

Elas também desempenham um papel fundamental no planejamento do nosso dia-a-dia e nas metas que criamos para o nosso ano que recém começou! Essa função (ou habilidade) está vinculada a outros aspectos da nossa cognição – um exemplo é a nossa atenção. Podemos direcionar nossa atenção a algo de forma intencional ou, por exemplo, podemos deixar de mexer no celular quando percebemos que está na hora de voltar a prestar atenção na aula.

Outra habilidade importante pela qual as funções executivas são responsáveis é a nossa capacidade de flexibilização de estratégias. Quando estamos indo para casa pelo caminho que sempre fazemos e encontramos um não-habitual engarrafamento. A nossa capacidade de flexibilização nos permite pensar uma rota alternativa e, a partir disso, tomamos a decisão mais acertada!

 

Voltar