Filmes e Séries

3 Lições de Neuropsicologia da série "Explicando a Mente"

1) Um dos episódios gira em torno do atentado de 11 de Setembro e sobre como as pessoas lembram do ocorrido. Ou, melhor, como os cérebros constroem essas memórias e como elas podem estar distorcidas, por mais que você tenha certeza de que aconteceu daquele jeito. Alguns questionamentos levantados e explorados são: se a função da memória é preservar o passado, por que elas não são confiáveis? Se o sistema de memória é não confiável, por que ele existe?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) No quesito sonhos e todos os mistérios que rodeiam esse assunto, um episódio mostra que há, durante o sono humano, várias fases. Em uma delas é justamente onde acontecem os sonhos de forma mais vívida, a fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos), na qual os olhos se movem e há elevada atividade cerebral. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3) Outro episódio explica diferentes “níveis” de ansiedade, como aquela cotidiana, na qual ficamos com medo e angustiados mediante algumas situações (como a de ter boletos a pagar) e a extrema, que pode dificultar a convivência social. Fobias, medo de ser avaliado, de não saber o que vai acontecer, de perder o controle e outras variações da ansiedade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem quer algo leve para se distrair durante esse período em casa e, ao mesmo tempo, expandir seus horizontes ou para quem é fã de neurociência e curioso sobre como funciona essa máquina perfeita chamada cérebro, Explicando a Mente é um prato cheio.

Voltar