Filmes e Séries

3 Lições de Neuropsicologia da série "The Good Doctor"

1) A série retrata com muita veracidade as características e dificuldades de uma pessoa dentro do espectro autista, como problemas na interação social e resistência em mudanças de rotina. Na série, Shaun mora sozinho e, todos os dias, repete as mesmas coisas: ajeita suas coisas, deixa-as milimetricamente em ordem e pega o mesmo trajeto de sempre.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) Além disso, a trama retrata uma condição pouco conhecida: a Síndrome de Savant, um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, conhecidas também como "ilhas de genialidade". Esses talentos estão sempre ligados a uma memória acima da média, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito. Durantes os episódios, é possível notar a expertise de Shaun com o corpo humano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) Desde o primeiro episódio, The Good Doctor retrata o preconceito que está instaurado na sociedade para com uma pessoa com autismo. Desde a infância, Shaun sofre preconceito com sua condição. Assim como em sua vida profissional, em que precisa enfrentar o mercado competitivo. Após ser muito julgado por seus colegas de trabalho, Shaun consegue mostrar que é mais do que capaz de fazer um trabalho extraordinário e que, assim como todos nós, também merece a chance de ter um lugar no mercado.

Voltar