Filmes e Séries

3 Lições de Neuropsicologia do documentário "Diga Quem Sou"

1) Pessoas com amnésia retrógrada têm a incapacidade de lembrar partes do seu passado devido a acidentes, traumatismos cranioencefálicos, doenças ou eventos traumáticos, entre outros. No documentário, essa condição aparece após Alex sofrer um acidente de moto e ficar em coma por 3 meses.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) O tratamento de um paciente com amnésia pode se dar através do acompanhamento psicológico, da reabilitação cognitiva - para que o paciente aprenda a lidar com a perda da memória e estimule outros tipos de memória –, de medicamentos e métodos comportamentais (com a utilização de lembretes, agendas e alarmes, para que a pessoa dependa menos da capacidade cerebral de recordação). Alex conseguiu recuperar memórias a partir da junção de fotos, dos relatos de seu irmão e de sua própria imaginação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) A presença de um cuidador familiar com memórias em comum também pode ser de extrema importância no tratamento, para auxiliar o paciente a recriar lembranças perdidas. No caso de Alex, seu irmão gêmeo o ajudou a recuperar desde memórias de infância até aprendizados banais, como ligar o micro-ondas.

Voltar