Serviços

COGMED: Treinar o cérebro? Fazer exercícios para potencializar as funções mentais?

Por Murilo Zibetti

            Quem nunca pensou como seria bom fazer em casa exercícios para potencializar a memória ou para conseguir se concentrar mais ? Muitas pessoas buscam o consultório para perguntar se existe algum tipo de exercício que estimule seus cérebros para que consigam dar conta  das diversas demandas da vida moderna. A pergunta que resta é: existem tarefas que estimulem e melhorem nossas funções mentais. Ou podemos treinar nosso cérebro?

            Uma resposta científica para essas questões é que quase todas as atividades que fazemos no dia-a-dia estimulam o cérebro como um todo. Mas, com avanço científico, descobrimos que algumas funções mentais podem ser treinadas e melhoradas com exercícios cognitivos específicos. É o caso, por exemplo, da memória operacional e o treinamento realizado pelo COGMED. A Memória Operacional é aquela habilidade que temos de manter e organizar as informações durante o raciocínio. É uma função cognitiva responsável pela coordenação entre a atenção e a memória de curto prazo. No dia-a-dia, a memória operacional auxilia na manutenção do foco, na aprendizagem na escola e faculdade, na leitura, na realização de cálculos, na memorização e na organização lógica de regras e instruções.

            A memória operacional pode ser estimulada pelo COGMED, trata-se de um treino cognitivo com eficácia comprovada em estudos científicos. No COGMED você fará uma entrevista inicial onde um tutor especializado avaliará a adequação do treino as suas necessidades. Posteriormente, você receberá uma chave de acesso para um sistema informatizado on-line responsável por prover os treinos especialmente desenvolvidos para a memória operacional. O treino ocorre em 25 sessões em casa, realizada em torno de 10 semanas. O tutor especializado da clínica Bitácora o acompanhará pela internet durante toda sua evolução no treino. Ele irá regular a dificuldade das atividades, estará disponível para esclarecer dúvidas e, eventualmente, telefonará para verificar as dificuldades.

            Os estudos mostram 80% dos pacientes melhoram sua memória operacional e tem seus objetivos atingidos. No Brasil há um ano o COGMED tem demonstrados ainda maior eficácia. Venha conhecer o COGMED aqui na Bitácora, abaixo temos algumas das indicações:

Crianças:

           - Dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho escolar

         - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

         - Atrasos no desenvolvimento

         - Deficiência Intelectual

Adultos e Adolescentes:

         - Jovens e saudáveis que querem ampliar sua habilidades neurocognitivas

         - Pessoas com queixa de Atenção e Concentração

         - Pacientes com TDAH

         - Pacientes que sofreram lesão cerebral  decorrente de trauma ou acidente vascular cerebral

Idosos

         - idosos saudáveis que sintam  que que desejam estimular a memória de trabalho

         - Idosos com queixas de atenção e memória ou que a família avalia dificuldades

Venha com a Bitácora, já somos especialista em reabilitação cognitiva. Por que apenas quem já trabalha com estimulação pode aliar a expertise desse trabalho com o COGMED  para encontrar a melhor indicação para você e ou seu familiar. Venha e confira mais essa novidade!

Voltar